Bem, pessoal. Como o tema esse ano é Sustentabilidade, não podemos deixar de falar em reciclagem. Mas, afinal de contas, o que podemos fazer pra tornar esse conceito de Sustentabilidade e Reciclagem mais corriqueiro nas nossas vidas? Bem, aqui vão algumas dicas de Giuliana Capello, retirado do site http://casa.com.br, da revista Casa Cláudia.

E então, vamos arregaçar as mangas?


 Leia Mais





Lição 1: Controle o Impulso Consumista
Comprar menos é a maneira mais eficaz de não produzir lixo. É preciso discernir o desejo de comprar e a necessidade real da compra. Sempre que possível, dê preferência aos produtos mais duráveis (ao invés de produtos descartáveis), resista à tentação de trocar o celular em menos de dois anos (como faz a maioria), e pense duas vezes antes de comprar aquela calça incrível que vai sair de moda em três meses.

Lição 2: Reduza a sua produção de lixo
- Não compre nada no impulso, pra não desperdiçar.
- Pense antes de imprimir, e use os dois lados do papel sulfite.
- Tenha sempre na bolsa uma sacola reutilizável para carregar pequenas compras e reduzir as sacolas plásticas.
- Prefira embalagens retornáveis, como garrafas de refrigerante de vidro e produtos com refil.
- Evite os "superembalados", como os deliciosos biscoitos que vêem em saquinhos pequenos dentro de outro saco maior.
- Leve para o trabalho ou escola uma garrafa plástica para tomar água e esqueça os copos descartáveis.

Lição 3: Reaproveite antes de descartar
- Esqueceu a garrafinha em casa e vai ficar na escola ou trabalho tomando água o dia todo? Separe um único copinho ou garrafa descartável para usar.
- Algumas embalagens de vidro e plástico podem ser reutilizadas para outros fins, em sua casa, da mesma forma que as sacolas plásticas podem ser recipientes para lixo orgânico. Demorar a descartar, dando um novo uso aos materiais, também é uma maneira de produzir menos lixo.

Lição 4: Separe o lixo reciclável do orgânico
- É mais fácil que parece. Entram nessa lista os plásticos em geral, papéis, vidros e metais (latinhas de bebidas e alimentos). Não precisa ter vários cestos de lixo. Basta separá-los do lixo orgânico. Então, duas lixeiras bastam.
- Não quebre os vidros, apenas proteja-os com jornal ou papelão. Se possível, identifique-os com caneta para evitar acidentes com os catadores.

Lição 5: Lixo orgânico pode virar adubo
Restos de comida, folhas ou podas de jardim. Primeiro, combater o desperdício, principalmente de alimentos, ajuda a reduzir o volume desse lixo no ambiente. Só coloque no prato aquilo que for comer, e evite jogar comida fora. Além disso, sobras de alimentos podem virar sopas, bolinhos, compotas e geléias.
Outra opção é ter uma composteira em casa para transformar o lixo orgânico em composto e adubo para as plantas. Várias ONGs trabalham com diferentes modelos para casas e apartamentos. O projeto minhocasa por exemplo vende um kit de compostagem caseira com minhocas.

Lição 6: Jogar óleo de cozinha fora
Na pia, 1 litro de óleo contamina 20 mil litros de água. Jogá-lo no lixo também não é uma boa opção, pois pode vazar no solo, já que muitas cidades não têm aterro sanitário. Uma boa opção é fazer sabão em casa (pegue uma receita clicando aqui). Se for descartar, armazene num recipiente e doe a entidades que reciclem óleo para fabricar sabão e biocombustíveis. A CELPE também recebe esses recipientes. É só ir lá e entregar.

Lição 7: Troquei o computador. E agora?
Anualmente, descartar computador gera 50 milhões de toneladas de lixo potencialmente tóxico, já que contém metais pesados. Antes de jogar seu computador fora, tente doar a alguém que poderá fazer uso dele. Vários projetos de reciclagem ou escolas públicas recebem computadores usados.

Lição 8: Lâmpadas Fluorescentes
As incandescentes não oferecem riscos ambientais e podem ser descartadas no lixo comum. Já as fluorescentes, que contêm mercúrio, merecem tratamento mais cuidadoso. O melhor a fazer é embalá-las num saco plástico e colocá-las no lixo orgânico. Veja a lista de empresas que coletam lâmpadas de mercúrio no site do projeto Coleta Seletiva Solidária, do Governo Federal.


Lição 9: Sacola Plástica - a grande vilã?
Reaproveitá-la como saco de lixo ameniza o problema desde que o excesso de embalagens seja destinado à reciclagem. O melhor mesmo é evitá-la, levando sua sacola retornável às compras. Alguns supermercados, como a rede HiperBompreço, dão descontos para quem compra a sacola retornável e a utiliza nas compras. Informe-se clicando aqui.

Lição 10: Prefira as pilhas recicláveis
Para pilhas e baterias comuns, as melhores são as recarregáveis. Não compre pilhas importadas ou pirateadas, pois elas ultrapassam o limite da Legislação Brasileira de metais pesados em sua fabricação. Nos aterros elas não causam danos ambientais porque não entram em contato com o solo e a água. Em cidades que ainda mantêm lixões a céu aberto, o ideal é procurar locais que recolhem pilhas usadas. Já as baterias de celular contêm metais pesados e perigosos e devem ser entregues em assistências técnicas autorizadas pelo fabricante ou em postos de coleta. O site do Ministério do Meio Ambiente traz uma lista completa com os postos de entrega em todo o país.

Lição 11: Isopor é reciclável?
Sim, e devem ser separados juntamente com os plásticos.

Lição 12: Sobras de tinta de construção
Latas com restos de tintas, vernizes etc. podem conter substâncias tóxicas e, por isso, não são recicláveis e nem devem ser destinadas à coleta municipal de lixo. Separe as sobras desses materiais para os caçambeiros, que levam entulho de construção civil para aterros de inertes, apropriados para receber este tipo de produto. Clique aqui para visitar o site da Prefeitura do Recife e se informar mais a respeito de coletas seletivas e coletas de outros produtos.

Lição 13: Nem tudo se recicla.
Alguns materiais não devem ser colocados com os recicláveis, e sim, acrescentados ao lixo orgânico.
Grupo dos papéis: celofane, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel carbono, papel vegetal, papel de fax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, guardanapos e papéis muito engordurados.
Grupo dos Plásticos: metalizados (embalagens de salgadinhos e biscoitos) e os termofixos, usados na fabricação de computadores, telefones e eletrodomésticos.
Grupo dos Vidros: espelhos, cristais, tubos de tv, ampolas de medicamentos. As cerâmicas e as porcelanas também não se reciclam. O mesmo acontece com vidros de janelas e de automóveis, embora possam ser doados ou até vendidos para lojas que revendem material de demolição para construção civil.
Grupo dos Metais: esponjas de aço, tachinhas, clipes, grampos, pregos e canos.

Atenção: Como reduzir ainda é a melhor saída, use sua criatividade para transformar alguns desses produtos em peças de artesanato. Uma dica é o blog da professora Danielle Almeida, indicado aqui mesmo, em nosso blog. Procure a própria professora, que dá aulas no turno da manhã do Ensino Fundamental I. Você pode também procurar os professores Álcio e Íris (Educação Infantil e Fundamental I) e o professor Gilson (João Bravo, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio). O PLANETA AGRADECE!!! E O COLÉGIO AGNES TAMBÉM!!!


Lição 14: Organize a coleta no condomínio e na sua escola
Se seu prédio ainda não faz a coleta seletiva dos materiais recicláveis, que tal dar o primeiro passo?
- Procure saber os tipos de lixo que o condomínio produz e se vale à pena vender alguns materiais (ou apenas doá-los).
- Descubra quem poderá retirar o lixo. Pode ser uma concessionária da prefeitura ou uma cooperativa de catadores.
- Pense na logística interna e no local para o armazenamento dos materiais (converse com o síndico).
- Mobilize os moradores com cartazes informativos nos halls, elevadores e apartamentos.
- Mantenha a motivação dos moradores com comunicados que tragam os resultados positivos do projeto.

A prefeitura do Recife apóia projetos como esse. Entre em contato!